O qué é light art (arte com luz) e como funciona?

Quando o conceito "Light Art" ou Arte com Luz aparece como uma possibilidade para entreter convidados num evento, as pessoas normalmente não sabem o que é o cómo funciona. De um modo geral, a Arte com Luz é qualquer tipo de trabalho no qual a luz é o principal meio de expressão. Neste artigo, o nosso foco é em Light Graffiti ou Pintura com Luz e pedimos a 3 artistas que explicaram aos nossos leitores o conceito, como funciona e porque é uma excellente ferramente para entretenimento em eventos e campanhas de publicidade. 

Janne Paint

Janne Paint

A primeira pergunta que vem a mente é: o qué é Light Graffiti exactamente? 
Também chamada "Light Drawing" ou "Light Painting", é uma técnica fotográfica que consiste em mover uma fonte de luz, enquanto o artista tira uma fotografia de longa exposição. Segundo os artistas Ryan e Michelle - artistas do Lightbomber, « Light Art é literalmente a criação do impossível ». Michael Bosanko faz Light Painting desde 2004: «Eu descobri Light Painting por acidente ao fotografar uma cena noturna na Grécia. Tropezei com o meu tripé e durante a longa exposição, a lua cheia causou uma raia na imagem». 

Michael Bosanko

Michael Bosanko

Ok, agora já percebemos o que é… mas por qué é tão especial?
Janne Parviainen acha que Light Painting é fantástica por que "permite desenhar num espaço de 3 dimensões em vez do habitual - tela bidimensional". Cada imagen precisa entre 10 minutos e 1 hora para ser tirada.

Para Ryan e Michelle, é mais o facto de que qualquer pessoa pode disfrutar este tipo de arte «Temos viajado por todo o mundo e não conheço ninguém que não goste!». 

Janne adiciona que Light Art é uma forma de treinar: «Eu fiz uma pintura com luz de uma escada e teve que correr as escadas para cima e para baixo algumas centenas de vezes» 

Além de ser divertida e bonita, a Light Art é também uma ótima maneira de animar os convidados de um evento. Pode ser útil para envolver clientes ou simplesmente para trazer colegas de trabalho em conjunto durante um dia de formação de equipe. A Arte com Luz é muito usada em acções de activação de marca.

Lightbomber

Lightbomber

Umas palavras sobre os artistas que contribuíram para este artigo:

Michael Bosanko

Desde que descobriu a Arte com Luz por acidente, nunca deixou de ser apaixonado por ela: «A Arte com Luz é agora uma parte de mim! Eu literalmente tenho uma história para cada peça que eu crio; essa é a coisa surpreendente sobre pintura de luz. Eu escolho locais e espaços reais, desde belos litorais cheios de rochas, até aos edifícios abandonadas no meio da cidade.»

Michael Bosanko

Michael Bosanko

Janne Paint

Janne Paint

Janne Paint

Lightbomber

Lightbomber

Lightbomber