Como a Arte de Rua pode ser a chave para a Reabilitação Urbana

A Arte tem a capacidade de abrir janelas, de abrir portas (literalmente) e lançar um novo olhar sobre o mundo que palpita nas ruas. Queres saber como?

Mural de 10 Metros na Dinamarca por Vera Bugatti ART e Carlos Alberto Garcia Hernandéz

 

A Arte de Rua como Retrato

A Arte de Rua pode ajudar a estimular a regeneração urbana das cidades, lugares e comunidades. Pode ajudar a reinventar, rejuvenescer,  a ocupar a cidade e o espaço urbano e a enriquecer a Comunidade.

Já pensaste no impacto que um mural ou a fachada de um prédio pode ter para os moradores de um bairro ou para os visitantes da tua cidade? O impacto é enorme e além de contribuir para o embelezamento de qualquer estrura, esta torna-se ainda, um reflexo da comunidade.

Deixa-nos partilhar contigo um exemplo magnífico de um retrato numa pequena vila no Norte de Portugal:

Em Moimenta da Beira, o artista Eime criou um muralno Auditório Municipal que reflectisse o rosto de uma idosa com os seus traços originais e expressões, mantendo a sua essência, mesmo com as marcas da idade.

Esta obra ajuda a relembrar-nos que todos os detalhes fazem parte de nós, mesmo as pequenas imperfeições que muitas vezes tentamos esconder.  Cada pequeno traço é importante para contar a nossa história e o Eime ilustra isso mesmo através deste projecto.  Além de ser um retrato em que cada um de nós se revê, esta obracontribuiu para a transformação do Auditório Municipal, salientando a sua importância como marco cultural da vila.

Projecto de Eime no Auditório Municial de Moimenta da Beira || Foto por Eime

Projecto de Eime no Auditório Municial de Moimenta da Beira || Foto por Eime

A Arte de Rua como Movimento

Com o intuito reabilitador, a Arte de Rua tem a capacidade de atrair novos olhares, que se podem converter em novos moradores, visitantes ou impulsionadores culturais. Este tipo de Arte pode ainda servir causas, quer sejam elas políticas, ambientais ou sociais.

No Egipto, o artista franco-tunisiano El Seed criou uma obra com uma mensagem extremamente forte. Visível apenas de um ponto na  Montanha Moqattam, o projecto questiona questões como preconceitos e misconcepções criadas pela sociedade. Mais concretamente, apesar de a comunidade local ter criado um impressionante sistema de recolha e reciclagem de lixo urbano, a área é ainda vista como suja, marginalizada e é altamente segregada.

Muitas vezes, temos a visão toldada por preconceitos e este projecto ajuda-nos a realmente abrir os olhos para o que nos rodeia.

Obras como esta têm um impacto enorme nas comunidades, criando um espaço para reflexão e a esperança de um mundo melhor para todos.

Uma foto publicada por eL Seed (@elseed) a

“Perception” por El Seed

 

A Arte de Rua como Tela

Agora que já descobriste um pouco mais sobre o papel da Arte de Rua como Retrato de uma Comunidade e MovimentoSocial, falta-nos referir um aspecto: a Arte de Rua e como Ferramenta Estética.

Se calhar, não tens qualquer segunda intenção e gostarias apenas de trazer um pouco de cor às paredes do teu prédio ou murais do teu bairro.

Porque uma imagem vale mais do que mil palavras, muitas vezes, uma ideia simples e cheia de cor é o suficiente para teres o teu bairro como tema do burburinho local e assumindo-se como um novo hotspot.

Arte e foro por Pau Quintanajornet para METROPOLINK Festival

Arte e foro por Pau Quintanajornet para METROPOLINK Festival

 

Queres saber mais?

Cada vez com mais frequência, várias entidades governamentais têm estabelecido parcerias com empresas privadas de forma a poderem trabalhar juntas na reabilitação de edifícios, bairros e cidades.

A nossa missão é a de encontrar o artista ideal para cada projecto, e assegurar-nos que os objectivos e visão são partilhados pelas duas partes, de forma a que o resultado tenha o impacto desejado.

 

Queres encontrar o artista ideal para dar forma às tuas ideias?
Não hesites em entrar em contacto connosco. Deixa a Arte de Rua falar por ti.

 

MAIS EXEMPLOS: